A Dimensão Paralela da Liderança

/, Pessoas/Liderança: o universo paralelo que você precisa conhecer

Por Fernando Okumura

28 de agosto de 2018
4 min. de leitura

Saiba como por em prática habilidades de liderança para aumentar a eficácia e efetividade de seus times.

O que acha de ouvir o post, em vez de lê-lo? Escute com o player abaixo:

Liderança não é fácil construir pois não há um passo a passo definitivo para isso. De fato, a maioria da literatura disponível foca nas habilidades interpessoais que líderes devem demonstrar (p. ex, empatizar, escutar, etc). Entretanto, isso frequentemente me pareceu mais bom senso do que uma descoberta dramática.

Como em muitas coisas na vida, acredito que o gargalo aqui não é saber o que fazer, mas sim, saber quando fazer e fazer consistentemente. E é exatamente isso que vamos cobrir nesse post. Vamos lá?

Liderança: Introdução

“Um MBA é importante, mas … A parte mais importante em uma educação é como lidar com as pessoas. Não conheço trabalho que você faça sozinho (…) No final, são das habilidades interpessoais que você precisa. Se você se lembra que Colombo descobriu a América em 1492 ou não – muitos dos fatos que você memoriza são irrelevantes “.

De fato, essa frase de Michael Bloomberg está bem colocada. Não há comparação entre o que podemos fazer sozinhos e o que pode ser alcançado como uma equipe. Você já se perguntou “Como aquela pessoa, que não entende nada de X, é diretora de X?”? Já notou que o médico/advogado mais bem sucedido frequentemente não é o que opera/argumenta melhor (ou obteve as melhores notas na faculdade)?

Pois bem, isso ocorre porque, no médio-longo prazo, ser capaz de ajudar as pessoas a crescer e atingir o melhor de si é muito mais impactante do que qualquer conhecimento ou habilidade específica.

Liderança: quando usar suas habilidades interpessoais

Não abordarei habilidades específicas de liderança (dar exemplo, servir, etc). De fato, não acredito que desenvolvê-las seja o gargalo para maioria dos gestores qualificados. O principal gargalo é saber quando utilizá-las e utilizá-las.

No inicío de minha carreira, imaginava que habilidades de liderança eram como as demais habilidades. Ou seja, eram utilizadas pontualmente conforme necessário. Tá fazendo um modelo financeiro? Use suas habilidades de excel. Tem reuniões de feedback? Usa a empatia. Viu um prego? Pega o martelo.

Com o tempo, comecei a ver mais e mais pregos fora das performance reviews até que o martelo não saiu mais de minha mão. Concluí então que, em toda interação humana, há pelo menos 1 prego.

Liderança: o equilíbrio com a tarefa

Mesmo sabendo que podemos utilizar nossas habilidades de liderança em praticamente todos os momentos, isso não acontece. Ocorre que frequentemente nos concentramos demais na tarefa. Isso nos leva a esquecer da dinâmica interpessoal presente em todas as interações humanas, a dimensão paralela na liderança.

Pense nas suas reuniões e em quanto você se concentra atingir o objetivo da conversa. Cem por cento? Ótimo, certo? Não necessariamente. Embora alcançar os objetivos seja importante, também é fundamental construir sua capacidade de liderar a equipe. Afinal, é o que permite alcançar objetivos estratégicos a longo prazo. Se você colocar toda a sua energia na solução de problemas, corre o risco de alienar os membros da equipe. Isso prejudicará seriamente sua capacidade de executar no futuro.

Em todas as interações que tenho com nossas equipes, invisto ~50% da minha energia identificando sucessos que posso genuinamente elogiar, oportunidades de melhoria para feedback futuro e quaisquer sinais de alerta na cultura da equipe que possam comprometer a contribuição individual de qualquer pessoa.

Os outros 50% são dedicados à tarefa propriamente dita. Se sinto que há uma escolha entre concluir a tarefa e melhorar minha capacidade de influenciar a equipe, escolho a última em 90% das vezes. É muito mais fácil fazer uma nova reunião, refinar um plano ou executar mais testes A / B do que recuperar a capacidade de inspirar e envolver a equipe.

Nota: em algumas ocasiões será imperativo concluir a tarefa. Nesses casos, você pode ter que ser mais firme e correr o risco de alienar alguém. Use o bom senso.

Conclusão

Estar ciente dessa sempre presente dimensão paralela é o primeiro passo para priorizar e, portanto, usar habilidades de liderança. Frequentemente, nossos horários agitados e listas de tarefas intermináveis ​​direcionam excessivamente nosso foco para a conclusão de tarefas.

Combata isso, adicione um item perene de “lembrar a dimensão paralela” ao topo da sua lista de tarefas. Aposto que você já possui a maioria das habilidades interpessoais necessárias. É apenas uma simples questão de lembrar a sua importância e colocá-las em uso com mais frequência.

Esse post é uma adaptação de meu artigo The parallel dimension of leadership publicado no LinkedIn.

Leita também:

Gostou do conteúdo?

Assine a Newsletter e receba mais dicas de como otimizar seu SaaS!

Por | 2019-10-10T16:35:00-03:00 28 de agosto de 2018|

Deixar um Comentário