(11) 3280-7792 | contato@agilems.com

Planilha Com Modelo Financeiro de SaaS

//Planilha Com Modelo Financeiro de SaaS

Por Fernando Okumura

30 de abril de 2019
4 min. de leitura

Use essa planilha de SaaS para analisar a viabilidade de seu negócio de SaaS.

O que acha de ouvir o post, em vez de lê-lo? Escute com o player abaixo:

Criar um modelod financeiro para uma empresa de SaaS pode ser desafiador pois o modelo de negócio contém muitas particularidades que o diferem da indústria e do comércio.

Por exemplo, modelar o crescimento da base de clientes com suas taxas de churn e aquisição de clientes, por exemplo, é algo específico de SaaS. (Para ler mais sobre as particularidades do modelo, leia O Modelo de Negócio de SaaS)

Para te ajudar nessa tarefa, criamos um exemplo de modelo financeiro que você adaptar à sua realidade e projetar a performance de sua companhia.

Com ele você conseguirá prever a lucratividade de sua empresa em diferentes cenários de precificação, eficiência de Vendas & Marketing, e custos. Também poderá enxergar como serão suas métricas de LTV, CAC, LTV/CAC, necessidade de capital.

Acreditamos que pode ser uma ferramenta interessante para acompanhar seu Business Plan.

A AgileMS é um ERP desenvolvido exclusivamente para empresas de SaaS. Esse post faz parte do Blog onde compartilhamos melhores práticas de gestão de SaaS.

A planilha de SaaS e o que ela faz

Nosso exemplo / template de modelo financeiro de SaaS pode ser baixado através do formulário abaixo.

Essa planilha modela a lucratividade (regime de caixa) da sua empresa ao utilizar time interno de vendas. (Se quiser saber mais sobre regime de competência, leia Demonstrativo de Resultados (DRE) em empresas de SaaS)

Primeiramente, ela mede o lucro gerado por um único vendedor levando em conta sua performance, remuneração e o seu investimento para contratá-lo, treiná-lo e equipá-lo. Ela pode ser uma ferramenta útil para você calcular a mensalidade mínima que você precisa cobrar para suportar seu time de vendas internas.

Também incorpora no cálculo sua precificação, impostos brasileiros sobre empresas SaaS, margem bruta e outros drivers de lucratividade de SaaS.

A estimativa de receita segue uma simulação do crescimento da carteira de clientes que você poderá visualizar. Nesse 1o passo, você pode “brincar” com diferentes cenários de premissas para chegar a uma combinação que reflita sua realidade ou para traçar objetivos.

No 2o passo, analisamos a lucratividade da empresa como um todo. Isso é feito através do ritmo de contratação de novos vendedores (i.e. crescimento) que você escolher.

Como usar essa planilha de SaaS

Deixamos a planilha “destravada” para que você possa adaptá-la livremente as suas necessidades.

Dito isso, seguem algumas dicas:

– Edite as premissas (números em fonte azul) de acordo com a sua realidade.  

– Brinque com diferentes cenários das premissas de mensalidade, setup, churn, remuneração do vendedor, ritmo de crescimento (i.e.novos vendedores por mês), etc. Veja como mudanças nessas variáveis impactam suas métricas de SaaS (linha 58) e o valor do investimento necessário (linha 117).

De onde veio essa planilha?

Essa planilha de SaaS é uma das ferramentas que usamos para analisar a viabilidade financeira da companhia. Os valores das premissas não são os que utilizamos aqui. Entretanto, são exemplos plausíveis de uma empresa de SaaS.

A planilha é uma adaptação do modelo do David Skok para realidade brasileira (p. ex., impostos, obrigações trabalhistas, etc). Além disso, adicionamos algumas coisas que julgamos importantes, como a simulação do crescimento da base de clientes por exemplo.

Observações:

Essa é uma planilha viva. Portanto, seguiremos atualizando conforme seus comentários e nossas análises. Dessa forma, deixe suas sugestões na área de comentários abaixo.

A planilha está em regime de caixa e não considera MRR de expansão. Se sua empresa tem up/cross-sell relevante, adapte a planilha para isso.

Ela contempla os gastos com CMV, Vendas & Marketing e impostos. Se quiser ter uma visão completa, adicione seus outros custos operacionais (p. ex., despesas gerais de administrativas).

Gostou do conteúdo?

Assine a Newsletter e receba mais dicas de como otimizar seu SaaS!

Por | 2019-10-09T13:32:38-03:00 30 de abril de 2019|

Deixar um Comentário