Débito Direto Autorizado (DDA): O que é, vantagens e como usar?

//Débito Direto Autorizado (DDA): O que é, vantagens e como usar?

Por Fernando Okumura

1 de abril de 2019
4 min. de leitura

Saiba o que é o Débito Direto Autorizado (DDA) e como ele pode te ajudar a pagar/receber com mais eficiência e diminuir seu risco de fraude.

O que acha de ouvir o post, em vez de lê-lo? Escute com o player abaixo:

O DDA permite que pessoas ou empresas acessem eletronicamente suas contas a pagar, sem precisar recebe-las impressas ou por email/pdf. Essa facilidade beneficia tanto quem cobra como quem paga. O objetivo desse post é ilustrar como o DDA pode aumentar a eficiência e eficácia de Contas a Receber em empresas de SaaS. Para tal, vamos explorar o que é, suas vantagens, como utilizá-lo e sua diferença vs. o Débito Automático. Vamos lá?

O que é Débito Direto Autorizado (DDA)?

É um sistema que elimina o manuseio manual de boletos. Isto é, com o DDA, você paga/recebe através de boletos sem precisar receber/enviar boletos impressos ou em pdf. Também não precisa copiar/colar ou digitar o código do boleto no internet banking ou usar leitor de código de barras.  

Quais as vantagens do Débito Direto Autorizado (DDA)?

Para seu Contas a Receber:

Reduz atrasos de pagamento e o trabalho de cobrança pois o cliente recebe o “boleto” (i.e., a cobrança) diretamente em seu internet banking ou aplicativo móvel. Isso significa que não há mais o “Não recebi o email com boleto” ou “Pode me enviar uma 2ª via?”. Além disso, é mais fácil pagar pois não há necessidade de copiar/colar ou digitar o código do boleto. O Contas a Pagar de seu cliente pode simplesmente clicar em “Pagar” em qualquer canal bancário (internet, celular, caixa eletrônico, aplicativo, etc).  

Reduz risco de fraude pois, como não há “envio” de boleto, não há risco envio fraudulento de boletos em seu nome por terceiros.

Para seu Contas a Pagar:

Maior praticidade pois recebe os “boletos” eletronicamente diretamente no internet banking e/ou aplicativo móvel. Recebe também avisos de recebimento e lembretes de vencimento. Não precisa ficar digitando ou copiando/colando códigos de boleto. Pode pagá-lo com um simples click em “Pagar” em qualquer canal   

Menor risco de fraude pois os “boletos” recebidos via DDA são legítimos sem risco de envio por terceiros não autorizados ou de adulteração.

Maior certeza de pagamento pois você tem certeza de que está pagando a instituição correta. Também fica sabendo de todos os “boletos” emitidos contra o CNPJ de sua empresa. Dessa forma, não deixa de pagar nenhum fornecedor e identifica rapidamente erros de cobrança, evitando equívocos junto ao Serasa.

Como usar o Débito Direto Autorizado (DDA)?

Para utilizar, basta cadastrar-se no DDA junto ao seu banco. Isso pode ser feito de forma self-service através do internet banking ou aplicativo móvel na maioria dos bancos. A adesão é gratuita.

Note que, para seu Contas a Receber se beneficiar do DDA, é preciso que seus clientes se cadastrem no DDA de seus respectivos bancos. Você pode incentivá-los, mas a iniciativa precisa ser deles. Uma forma de convencê-los é ilustrar as vantagens ao Contas a Pagar como vimos acima.

Qual é diferença entre o Débito Automático e o Débito Direto Autorizado (DDA)?

O Débito Automático automatiza o pagamento da cobrança. Na data de vencimento da cobrança o valor é debitado automaticamente da sua conta, sem a necessidade de sua autorização (que já foi dada previamente no cadastro do Débito Automático).

O Débito Direto Autorizado aumenta a conveniência e segurança do recebimento e pagamento da cobrança como vimos acima. Entretanto, é preciso que você autorize cada pagamento.

Conclusão

Agora você já conhece um pouco mais sobre o DDA. Viu como funciona e como ele pode reduzir sua inadimplência e aumentar a eficiência de seu Contas a Receber. Assim, convido você a exercitar esse novo aprendizado. Pergunte ao seu financeiro o que estão fazendo para estimular seus clientes a aderir ao DDA. O que achou desse post? Deixe seu comentário abaixo. Adoraríamos falar com você.

Para saber mais sobre otimização financeira, leia Como Otimizar o Financeiro em Empresas de SaaS.

Gostou do conteúdo?

Assine a Newsletter e receba mais dicas de como otimizar seu SaaS!

Por | 2019-10-09T13:44:26-03:00 1 de abril de 2019|

Deixar um Comentário