O que é VAN (Value Added Network)?

/, Sucesso do Cliente/Van Bancária: O Que É, Benefícios, Como Usar

Por Fernando Okumura

10 de setembro de 2018
7 min. de leitura

Saiba como uma VAN bancária pode substituir seu internet banking para tornar seu Financeiro mais eficiente e efetivo.

O que acha de ouvir o post, em vez de lê-lo? Escute com o player abaixo:

Você sabia que não é obrigado a usar o Internet Banking para fazer cobranças, pagamentos ou obter extratos? Além disso, você sabia que é possível operar diferentes bancos a partir de uma única ferramenta web? Nesse post, vamos ilustrar como fazer isso usando ERP e VAN Bancária (Value Added Network ou Rede de Valor Agregado).

Ademais, vamos mostrar como podemos aplicar esse conhecimento para otimizar o Financeiro de uma empresa de SaaS. O resultado é que o Financeiro se torna mais eficiente e preciso. Vamos lá?

A AgileMS é um ERP desenvolvido exclusivamente para empresas de SaaS. Esse post faz parte do Blog onde compartilhamos melhores práticas de gestão de SaaS.

O que é VAN Bancária (VAN)?

VAN é uma rede privada que permite que empresas troquem informações de forma segura. No caso da VAN Bancária, a troca ocorre entre os bancos e os clientes. No entanto, para utilizá-la, geralmente é preciso uma ferramenta (ex. ERP) pois ela, por si só, não tem User Interface.

Por exemplo, com um ERP ligado a VAN, não há necessidade de usar Internet Banking. De fato, as cobranças, pagamentos e consultas de extrato de todos os bancos podem ser feitas no ERP web.

Assim, ela aumenta a eficiência e eficácia do Financeiro pois elimina processos manuais e reduz erros, atrasos e vazamento de receita. Além disso, afasta o risco de não poder operar porque o Internet Banking está fora do ar.

No modelo de negocio de SaaS, a necessidade de capital de giro é grande. Portanto, otimizar coletas é ainda mais fundamental.

Qual é a segurança da VAN Bancária?

É alta. Mais especificamente, opera através de uma rede EDI (Eletronic Data Interchange) segura que permite o rastreamento das transações. Além disso, há outros itens de segurança disponíveis as VANs:

  1. Cryptografia de dados: dados são convertidos em um código e apenas o destinatário consegue lê-lo quando recebido.
  2. Acesso autorizado: apenas participantes registrados na rede podem enviar e receber informações. Um certificado digital é requerido para confirmar a identidade.
  3. Assinatura digital: o uso da rede prova a legitimidade da transação. Assim, a contraparte não pode recusar a instrução (non-repudiation).
  4. Login e senha: para acessar a conta na rede, é preciso ter um email e senha registrados e válidos.
  5. Integridade de dados: o remetente e o destinatário devem ter algoritmos que “confiram” para estabelecer a integridade das informações.

Quais são os benefícios da VAN Bancária?

O Internet Banking é conveniente para pessoas físicas, cujo volume médio de consultas e transações financeiras é relativamente baixo. Entretanto, para empresas, ele pode ser incômodo pois a maioria das transações são manuais. Dessa forma, precisam ser feitas uma a uma e todos os dias.

Por exemplo, é comum o Contas a Receber ter a seguinte rotina diária:

  1. fazer o cálculo de valor dos boletos de cada cliente;
  2. gerar boletos no sistema de cobrança;
  3. gerar o arquivo de remessa no sistema de cobrança;
  4. baixar o arquivo de remessa em seu computador;
  5. entrar no Internet Banking;
  6. subir o arquivo de remessa;
  7. baixar o arquivo de retorno em seu computador;
  8. subir o arquivo de retorno no sistema de cobrança;
  9. verificar o status atualizado dos boletos no sistema de cobrança;
  10. cobrar inadimplentes.

Como muitas empresas trabalham com mais de um banco, esse mesmo trabalho se repete diariamente várias vezes. Assim, o trabalho do Financeiro fica extremamente manual, cansativo e mais propenso a erros.

Com a VAN, é possível automatizar transações bancárias e ter interface única para todos os bancos. Ou seja, não é mais necessário ficar entrando em diversos sites de Internet Banking. Por exemplo, os arquivos de remessa e retorno de Cobrança são enviados e recebidos automaticamente. Isso elimina intervenção manual e garante o registro e a atualização de status dos boletos. Ninguém “esquece” de fazer o procedimento ou erra. Além disso, dependendo do banco, o Internet Banking fica indisponível com certa frequência. Consequentemente, o Financeiro sai de sua rotina, causando atrasos de cobrança / pagamento, multas e inadimplência.

Em suma, com a VAN, as operações bancárias ocorrem de forma mais confiável, rápida e eficiente.

Para saber mais, leia Como otimizar o Financeiro em empresas de SaaS

Diagrama Sistema de Cobrança por Internet Banking versus por VAN, presente no blogpost

Como Usar VAN Bancária?

Geralmente, a forma mais rápida, fácil e barata é usar um ERP com VAN integrada. É possível alocar seus desenvolvedores para fazer o trabalho de integração e desenvolvimento de interface de operação. Entretanto, raramente vale pena pois desvia o foco do time de TI, demora mais e a solução tem menos funcionalidades.

Gostou do conteúdo?

Assine a Newsletter e receba mais dicas de como otimizar seu SaaS!

O futuro da VAN Bancária É o Webservice Bancário?

As VANs ainda se comunicam se forma assíncrona com os bancos. Ou seja, funcionam como um sistema de caixa postal. Você manda uma carta, o carteiro (VAN) a coloca na caixa, o destinatário abre a caixa e lê. O problema é que esse processo não ocorre em tempo real. Afinal, o carteiro pode levar um tempo para entregar e o destinatário outro tempo para verificar a caixa. Por exemplo, se você emite um boleto e manda para registro, levará um tempo para o registro ser efetuado. Consequentemente, seu cliente não poderá pagar o boleto imediatamente e você perderá a preciosa chance de “resolver” na hora. Pode perder a chance de vender, terá retrabalho de cobrança com lembretes de pagamento, etc. No entanto, nada está perdido. Se você precisa de integração em tempo real para que, por exemplo, seus boletos sejam imediatamente registrados e “pagáveis”, é possível. Para tal, o ERP precisar estar conectado diretamente ao banco via Webservice. Nesse caso, a conexão é em tempo real. Infelizmente, poucos bancos oferecem esse tipo de conexão atualmente. O Santander é um deles. Leia também: Qual é a melhor forma de receber pagamentos em uma empresa de SaaS? Boleto, Cartão ou Depósito?

Conclusão

Agora que você já conhece um pouco mais sobre VAN Bancária, te encorajo a exercitar esse novo aprendizado. Converse com seu Contas a Receber. Veja se eles enfrentam os problemas aqui discutidos e o que acham de usar ERP com VAN. Quem sabe pode ajudar sua empresa a reduzir custo de inadimplência e outros problemas.

Leia também:

Desvendando o Mundo do ERP para Startups SaaS no Brasil Gestão de Assinaturas: O Segredo para o Sucesso das Startups SaaS Métricas SaaS: O Guia Completo para Gestores Financeiros Como Nossa Solução ERP Pode Impulsionar Sua Startup SaaS O Futuro da Gestão Financeira para Empresas SaaS no Brasil Estratégias de Marketing Digital para Startups SaaS no Brasil Como Construir uma Equipe de Desenvolvimento de Software de Alto Desempenho no Brasil Estratégias de Retenção de Clientes para Startups SaaS no Mercado Brasileiro O Impacto da Transformação Digital nas Startups SaaS BrasileirasTransformação Digital
Por | 2024-01-01T15:17:26-03:00 10 de setembro de 2018|

Deixar um Comentário