Saiba como uma VAN bancária pode substituir seu internet banking para tornar seu Financeiro mais eficiente e efetivo.
O que acha de ouvir o post, em vez de lê-lo? Escute com o player abaixo:
Você sabia que não é obrigado a usar o Internet Banking para fazer cobranças, pagamentos ou obter extratos? Além disso, você sabia que é possível operar diferentes bancos a partir de uma única ferramenta web? Nesse post, vamos ilustrar como fazer isso usando ERP e VAN Bancária (Value Added Network ou Rede de Valor Agregado).
Ademais, vamos mostrar como podemos aplicar esse conhecimento para otimizar o Financeiro de uma empresa de SaaS. O resultado é que o Financeiro se torna mais eficiente e preciso. Vamos lá?
A AgileMS é um ERP desenvolvido exclusivamente para empresas de SaaS. Esse post faz parte do Blog onde compartilhamos melhores práticas de gestão de SaaS.
O que você quer aprender?
O que é VAN Bancária (VAN)?
VAN é uma rede privada que permite que empresas troquem informações de forma segura. No caso da VAN Bancária, a troca ocorre entre os bancos e os clientes. No entanto, para utilizá-la, geralmente é preciso uma ferramenta (ex. ERP) pois ela, por si só, não tem User Interface.
Por exemplo, com um ERP ligado a VAN, não há necessidade de usar Internet Banking. De fato, as cobranças, pagamentos e consultas de extrato de todos os bancos podem ser feitas no ERP web.
Assim, ela aumenta a eficiência e eficácia do Financeiro pois elimina processos manuais e reduz erros, atrasos e vazamento de receita. Além disso, afasta o risco de não poder operar porque o Internet Banking está fora do ar.
No modelo de negocio de SaaS, a necessidade de capital de giro é grande. Portanto, otimizar coletas é ainda mais fundamental.
Qual é a segurança da VAN Bancária?
É alta. Mais especificamente, opera através de uma rede EDI (Eletronic Data Interchange) segura que permite o rastreamento das transações. Além disso, há outros itens de segurança disponíveis as VANs:
- Cryptografia de dados: dados são convertidos em um código e apenas o destinatário consegue lê-lo quando recebido.
- Acesso autorizado: apenas participantes registrados na rede podem enviar e receber informações. Um certificado digital é requerido para confirmar a identidade.
- Assinatura digital: o uso da rede prova a legitimidade da transação. Assim, a contraparte não pode recusar a instrução (non-repudiation).
- Login e senha: para acessar a conta na rede, é preciso ter um email e senha registrados e válidos.
- Integridade de dados: o remetente e o destinatário devem ter algoritmos que “confiram” para estabelecer a integridade das informações.
Quais são os benefícios da VAN Bancária?
O Internet Banking é conveniente para pessoas físicas, cujo volume médio de consultas e transações financeiras é relativamente baixo. Entretanto, para empresas, ele pode ser incômodo pois a maioria das transações são manuais. Dessa forma, precisam ser feitas uma a uma e todos os dias.
Por exemplo, é comum o Contas a Receber ter a seguinte rotina diária:
- fazer o cálculo de valor dos boletos de cada cliente;
- gerar boletos no sistema de cobrança;
- gerar o arquivo de remessa no sistema de cobrança;
- baixar o arquivo de remessa em seu computador;
- entrar no Internet Banking;
- subir o arquivo de remessa;
- baixar o arquivo de retorno em seu computador;
- subir o arquivo de retorno no sistema de cobrança;
- verificar o status atualizado dos boletos no sistema de cobrança;
- cobrar inadimplentes.
Como muitas empresas trabalham com mais de um banco, esse mesmo trabalho se repete diariamente várias vezes. Assim, o trabalho do Financeiro fica extremamente manual, cansativo e mais propenso a erros.
Com a VAN, é possível automatizar transações bancárias e ter interface única para todos os bancos. Ou seja, não é mais necessário ficar entrando em diversos sites de Internet Banking. Por exemplo, os arquivos de remessa e retorno de Cobrança são enviados e recebidos automaticamente. Isso elimina intervenção manual e garante o registro e a atualização de status dos boletos. Ninguém “esquece” de fazer o procedimento ou erra. Além disso, dependendo do banco, o Internet Banking fica indisponível com certa frequência. Consequentemente, o Financeiro sai de sua rotina, causando atrasos de cobrança / pagamento, multas e inadimplência.
Em suma, com a VAN, as operações bancárias ocorrem de forma mais confiável, rápida e eficiente.
Para saber mais, leia Como otimizar o Financeiro em empresas de SaaS
Como Usar VAN Bancária?
Geralmente, a forma mais rápida, fácil e barata é usar um ERP com VAN integrada. É possível alocar seus desenvolvedores para fazer o trabalho de integração e desenvolvimento de interface de operação. Entretanto, raramente vale pena pois desvia o foco do time de TI, demora mais e a solução tem menos funcionalidades.
Gostou do conteúdo?
Assine a Newsletter e receba mais dicas de como otimizar seu SaaS!
Deixar um Comentário