O que é PaaS?

//Plataforma Como Serviço: O Que É, Benefícios, Como Usar

Por

10 de setembro de 2018
3 min. de leitura

Saiba o que é PaaS (Plataforma como Serviço) e como esse serviço pode otimizar o tempo de lançamento de produtos no mercado.

O que acha de ouvir o post, em vez de lê-lo? Escute com o player abaixo:

Plataforma como Serviço (PaaS) é uma plataforma de programação online que facilita o desenvolvimento de software ou aplicativo. Ela elimina a necessidade de compra e instalação de hardware, além de disponibilizar diversos tipos de linguagem de programação e banco de dados para a equipe de desenvolvimento. A Plataforma como Serviço é um dos modelos presentes dentro da Computação em Nuvem.

Infográfico sobre computação em nuvem, presente nos blogposts

Os Fornecedores de PaaS têm uma plataforma de programação online a qual a contratante tem acesso para criar aplicativos e programas. Desta forma, os usuários de PaaS não precisam fazer investimento em compra e instalação de hardware e, portanto, ganham tempo no desenvolvimento de software, podendo lançar os produtos mais cedo. Essas plataformas permitem o desenvolvimento a partir de diversas linguagens de programação, como Java, PHP e Python, por exemplo. Também disponibilizam servidores como Apache e Nginx e bancos de dados variados. Isso possibilita uma liberdade criativa para suprir todas necessidades no desenvolvimento do produto.

Os benefícios da Plataforma Como Serviço

Podemos pontuar 4 principais tipos de benefícios:

  • Economia de Gastos: Como as aplicações são feitas online, na plataforma contratada, os gastos com compra e manutenção de hardware não existe;
  • Desenvolvimento simplificado de aplicativos: Os fornecedores em PaaS disponibilizam a possibilidade de desenvolver aplicativos para as diversas plataformas, móveis ou não;
  • Colaboração: A Plataforma como Serviço permite que as equipes de desenvolvimentos compartilhem um espaço de colaboração online;
  • Ambiente integrado: O uso do PaaS não se limita ao desenvolvimento do aplicativo, mas também o teste, implementação e gerenciamento.

Como o PaaS é um serviço em nuvem, o modelo de cobrança dos fornecedores de PaaS está vinculado ao tempo de acesso à plataforma online. Desta forma, a empresa que contrata uma Plataforma como Serviço pode pagar pela hora acessada ou fazer um plano mensal de acesso. A Rackspace é uma das empresas líderes em PaaS de acordo com o quadrante mágico da Gartner, mas além dela, existem diversas outras empresas, confira uma lista com 35 fornecedores de PaaS.

Gostou do conteúdo?

Assine a Newsletter e receba mais dicas de como otimizar seu SaaS!

Por | 2019-01-07T08:57:39-03:00 10 de setembro de 2018|

Deixar um Comentário