O que é IaaS?

//Infraestrutura Como Serviço: O que É, Benefícios, Como Usar

Por

11 de setembro de 2018
4 min. de leitura

Saiba o que é infraestrutura como serviço (IaaS) e porque a vasta maioria das empresas de SaaS usam esse serviço.

O que acha de ouvir o post, em vez de lê-lo? Escute com o player abaixo:

Infraestrutura como Serviço (IaaS) é o fornecimento do acesso de uma infraestrutura de TI online para armazenamento de dados e uso de sistemas de rede. Esse serviço tem como benefício principal a economia de gastos como aquisição de hardware, uso do serviço de acordo com demanda da empresa e fácil escalabilidade para expansão ou contração dos serviços de TI contratados.

Os três principais fornecedores de IaaS no mundo são:  Amazon Web Services, Microsoft Azure e Alibaba. O serviço é cobrado de acordo com o plano de uso contratado. O tempo de uso também varia de acordo com as necessidades da empresa.

Benefícios da Infraestrutura Como Serviço

Com uma IaaS, a empresa poupa despesas com aquisição e manutenção de hardware, pois o serviço vendido é, justamente, o da infraestrutura de TI, mas disponibilizado online. O IaaS é um modelo de serviço em computação em nuvem que disponibiliza sistema de rede e armazenamento de dados. Na prática, a empresa contrata um Fornecedor de IaaS que será responsável por armazenar os dados da contratante ou criar um sistema de rede.

Os benefícios de se contratar uma Infraestrutura como Serviço são divididos em quatro principais categorias:

  • Economia de Custo: como não há a necessidade de comprar e manter hardwares. E apenas o que for consumido é pago, as empresas conseguem poupar gastos;
  • Tempo de Colocação no Mercado: Ao contratar os serviços de um fornecedor de IaaS, a empresa poupa tempo de implementação de hardware e tem uma disponibilidade de serviço à disposição de sua demanda, acelerando o processo de inserção no mercado. A Yelp foi uma empresa que, por utilizar IaaS, entrou em operação em dias;
  • Disponibilidade em Tempo Integral:  O acesso aos dados, aplicativos e outros recursos da IaaS pode ser feito em qualquer momento, contanto que haja acesso a internet;
  • Escalabilidade Sob Demanda: Conforme a necessidade da empresa, ou da demanda do consumidor, é possível aumentar a capacidade de expansão ou contração da empresa. O aplicativo Shazam, por exemplo, tem picos de uso sazonais, portanto contrata um serviço de IaaS para fazer o processamento desses acessos.

Outra vantagem desse serviço é que a empresa, além de não precisar se preocupar compra e manutenção do hardware, só paga pelo que de fato for consumido. Ou seja, contrata o Fornecedor de IaaS e paga exatamente pelo serviço escolhido e com um tempo determinado. Por exemplo, armazenamento de 10tb de dados por 2 anos.

Como Usar a Infraestrutura Como Serviço

Em 2017, os três maiores fornecedores de IaaS, de acordo com Gartner, era Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure e Alibaba.  Empresas como Johnson & Johnson, Unilever, Spotify, Airbnb e SoundCloud compraram os serviços da AWS. Já a Microsoft Azure tem em sua lista de clientes a Coca-Cola, Samsung, Toyota, Walmart e Adobe. Enquanto AWS e Microsoft têm maior destaque no ocidente, Alibaba tem maior presença no oriente e seus clientes principais são Philips, Schneider Electric, Blogmint, Worktitle e Strikingly.

Essas empresas seguem uma lógica de serviço de computação em nuvem na qual a empresa escolhe entre IaaS (Infraestrutura como Serviço), PaaS (Plataforma como Serviço) e SaaS (Software como Serviço). Além do tipo de serviço, a empresa têm a opção de escolher um serviço 100% na nuvem, hibrido ou local (mais direcionado para empresas que procuram serviços em uma nuvem privada. Não têm os mesmos benefícios do modelo em nuvem ou híbrido, mas busca sanar necessidades de recursos dedicados).

Infográfico sobre computação em nuvem, presente nos blogposts

Gostou do conteúdo?

Assine a Newsletter e receba mais dicas de como otimizar seu SaaS!

Por | 2019-10-09T13:47:20-03:00 11 de setembro de 2018|

Deixar um Comentário