Saiba como um Sistema de Medição de Uso pode gerar vantagem competitiva em empresas de SaaS.
O que acha de ouvir o post, em vez de lê-lo? Escute com o player abaixo:
Você sabe o que é um Sistema de Medição de Uso (Billing Mediation Platform ou Usage Measurement System? Sabia que ele pode ser peça fundamental para o crescimento de uma empresa de SaaS? Pois bem, após ler esse artigo, você saberá e quem sabe poderá alavanca-lo para creser sua companhia. Vamos lá?
O que você quer aprender?
O que é um Sistema de Medição de Uso?
Sistema de Medição de Uso é aquele que traduz volume de uso (i.e. assentos, transações, faturamento) em valores de cobrança. Ele fica entre a sua base de dados ou data warehouse e o sistema de cobrança.
Por exemplo, você cadastra seu produto e plano de preço em um Catálogo de Produtos. Em seguida, transmite ao Sistema de Medição o consumo de seus clientes (ex. via API). Ele então “puxa” as regras de precificação do Catálogo de Produto e calcula o valor da fatura. Finalmente, passa essa informação ao sistema de cobrança, que emite e envia a nota fiscal, boleto, etc.
Qual é a importância de um Sistema de Medição de Uso?
Pessoas e empresas mudaram seus conceitos de consumo, migrando da “compra” para o “uso”. Por exemplo, hoje empresas usam a Amazon Web Services, não compram servidores. Ademais, pessoas deixam de comprar veículos e, ao invés, usam usam UBER. Assim, nesse novo contexto, clientes querem pagar apenas pelo que efetivamente usam, pelo valor extraído.
Isso gera uma grande oportunidade pois empresas podem “crescer com o clientes”. Entretanto, também gera uma complexidade operacional pois é preciso monitorar no detalhe todas as variáveis que compõem o preço. Por exemplo, empresas podem cobrar por minutos, transações, dados trafegados/armazenados, leads/clientes geridos, valor faturado, número de usuários, etc. Além disso, é comum usar critérios paralelos como segmento de cliente, tipo de serviço, e horário de consumo.
As questões técnicas envolvidas na captura e rastreamento disso tudo geralmente exigem que o sistema de contabilização seja um componente do sistema de produção da empresa. Embora seja otimizado para capturar e armazenar informações transacionais, ele não suporta o restante do fluxo de cobrança.
O principal é obter dados de uso formatados e sincronizados com o ciclo de faturamento para faturar o cliente corretamente. Em seguida, deve-se concluir os processos contábeis com precisão. Isso é especialmente complicado quando os ciclos de cobrança e faturamento são diferentes, sobretudo se diferirem por produto ou conta.
Assim, um Sistema de Medição de Uso é fundamental para poder usar precificação baseada em uso. Caso contrário, o Financeiro é obrigado a extrair e formatar os dados de uso manualmente. Isso é uma receita para erros, vazamento de receita, insatisfação de clientes e churn.
Como saber se minha empresa precisa de um Sistema de Medição de Uso?
Algumas perguntas podem te ajudar a medir o grau de complexidade de medição em sua empresa:
- Os contratos incluem mais de uma variável que determina o preço final ao cliente?
- Os dados de medição precisam ser validados?
- Os dados de medição são processados off-line (ex. em planilhas) a fim de serem reformados e consolidados para o sistema de cobrança?
- Os dados de consumo são gerados em sistemas diferentes?
- É preciso uma auditoria entre o sistema de medição e de faturamento?
- Os ciclos de medição diferem dos ciclos de faturamento?
Se sua resposta foi positiva para alguma dessas perguntas, você provavelmente tem que processar dados complexos para cobrar seus clientes. Nesse sentido, é importante ter um ERP com sistema de cobrança capaz de:
- acomodar planos complexos de precificação e
- se integrar facilmente com sua base de dados ou data warehouse
- formatar os dados de uso e processá-los para emitir faturas transparentes e corretas.
Conclusão
Agora você já conhece um pouco mais sobre Sistema de Medição de Uso. Também sabe qual é a sua importância no uso de precificação baseada em uso. Assim, te convidamos a exercitar esses novos conhecimentos. Converse com seu Financeiro e veja como estão fazendo o calculo de faturas. Há ainda muito Excel envolvido? Isso gera confusão com clientes? Se houver, veja o que acham de automatizar os processos. Em empresas de SaaS, o Financeiro é frequentemente a fonte de vantagem competitiva mais subestimada.
O que achou desse post? Deixe seu comentário abaixo. Adoraríamos falar com você.
Caso queira aprofundar sua leitura sobre outros processos financeiros que podem ser otimizados, leia o post: Como otimizar o Financeiro em empresas de SaaS.
Gostou do conteúdo?
Assine a Newsletter e receba mais dicas de como otimizar seu SaaS!
Deixar um Comentário