(11) 3280-7792 | contato@agilems.com

Veja 5 Dicas Para Turbinar Sua Gestão De Assinaturas

/, Contabilidade, Financeiro, Operações/Veja 5 Dicas Para Turbinar Sua Gestão De Assinaturas

Por Fernando Okumura

28 de outubro de 2021
5 min. de leitura

5 dicas para otimizar gestão de assinaturas

Ter uma boa gestão de assinaturas é essencial para empresas de SaaS, tendo em vista que o modelo de negócio de assinaturas é o coração desse tipo de negócio.

Mais especificamente, empresas de SaaS usam a assinatura ou receita recorrente da seguinte forma: elas disponibilizam acesso ao seu software via internet em troca de pagamentos periódicos. Por exemplo, mensalidades ou anuidades.

Através de desse modelo, é possível criar relacionamentos mais duradouros com clientes, o que estabelece um fluxo de receita mais estável. Entretanto, para que esse benefício se materialize, é preciso gerir as assinaturas de forma eficaz. Isto é, evitando erros como, por exemplo, cobranças a menor ou a não cobrança. Nesse sentido, um bom software de gestão de assinaturas é fundamental para se evitar erros e, consequentemente, prejuízos.

Veja abaixo 6 dicas para te ajudar a turbinar sua gestão de assinaturas. Confira!

Qual é vantagem do modelo de assinaturas?

Há muitas vantagens, mas lembre-se de que é preciso ter uma boa gestão de assinaturas para materializá-las. Descrevemos abaixo as 5 principais. Siga lendo!

1. Estabiliza seu faturamento

Por meio de assinaturas, a companhia consegue ter uma receita mais estável pois seus clientes compram com frequência pré-estabelecida como, por exemplo, todos os meses. Dessa forma, a cadência de recebimentos é muito mais consistente do que empresas que vendem de forma pontual como um varejo tradicional.

2. Facilita seu planejamento financeiro

Com receita recorrente, fica muito mais fácil projetar sua receita futura. A empresa consegue prever quando o dinheiro vai entrar nos próximos dias, meses ou trimestres. Dessa maneira, consegue programar melhor seus pagamentos, tornando seus relatórios financeiros mais precisos e confiáveis. Assim, é possível manter a saúde financeira da empresa de forma mais efetiva.

3. Ajuda seu cliente a controlar as finanças

A sua receita é o gasto de seu cliente. Sendo assim, da mesma forma que a assinatura torna sua receita fica mais previsível, ela faz o mesmo para o gasto de seu cliente. De fato, sabe com antecedência quanto e quando se vai gastar, ajuda muito no plajemento financeiro, o que torna as projeções mais confiáveis.

4. Padroniza seus contratos

A receita recorrente simplifica a contratação de seu SaaS. Mais especificamente, esse modelo pode padronizar os termos do contrato, o que facilita a gestão de assinaturas dado que a maioria dos clientes está sujeita as mesmas condições.

5. Fideliza seus clientes

A companhia de SaaS consegue desenvolver um relacionamento continuado com seus clientes. Ao contrário de um sistema de compras pontuais, a interação com o cliente é frequente e consistente. De fato, o cliente está comprando e usando os serviços todos os meses.

Como fazer uma boa gestão de assinaturas?

Há certas práticas padrão que ajudam você fazer a gestão de assinaturas de forma eficaz. Confira!

1. Automatize as baixas das cobranças

Toda equipe do Financeiro sabe o quão trabalhoso e importante a conciliação bancária pode ser. Se sua empresa de SaaS tem centenas ou milhares de assinantes, ficar conferindo o pagamento de cada assinatura manualmente é muito difícil e arriscado.

Dessa forma, automatizar a conciliação das cobranças por um sistema de gestão de assinturas é fundamental. Com isso, não preciso ficar conferindo extrato bancário ou trocando arquivos de remessa e retorno manualmente com o banco.

Com essa automação o time financeiro pode usar seu tempo com tarefas de maior valor agregado e diminuir erros. Além disso, o registro de boleto se dá de forma mais agilizada e seu cliente pode pagar mais de imediato.

2. Use um CRM

O CRM é uma ferramenta que possibilita o acompanhamento do relacionamento com o cliente e é importante para uma boa gestão de assinaturas. Através do CRM, a empresa aglutina dados de comportamento e de satisfação do consumidor.

Com isso, é possível implementar táticas de comunicação, colher feedbacks, segmentar a base de clientes, o que aumenta a satisfação do assinante. Consequentemente, se reduz a taxa de cancelamento (churn), a inadimplência e o revenue leakage.

3. Gerencie a inadimplência proativamente

Não medir e gerenciar a inadimplência é um erro grave pois ela pode atingir proporções significativas e gerar grandes prejuízos. De fato, além de atraso ou o não pagamento das cobranças, a inadimplência pode gerar churn involuntário, que é o cancelamento acidental da assinatura.

Dessa forma, sem controle de inadimplência, é difícil ter uma boa gestão de assinaturas. Abaixo, listamos algumas dicas:

  • Verifique se a data de vencimento da cobrança foi acordada com o cliente. Muitas empresas tem dias específicos para realizar pagamentos e é interessante se adequar.
  • Veja se o valor cobrado está correto. Quando se tem precificação variável, ter ums sofware de automatização de cálculo de fatura é importante por esse motivo entre outros.
  • Implemente uma régua automática de lembretes de cobrança.
  • Suspenda automaticamente o acesso a sua ferramenta até que a inadimplência seja sanada. Frequentemente esse é o meio mais eficaz de receber em dia.

4. Administre bem a emissão de Notas Fiscais

Erro ou falta de nota fiscal é um dos motivos mais comuns para o não pagamento de cobranças, sobretudo se seus clientes são empresas grandes.

Assim, ter um sistema de gestão de assinaturas integrado a emissão de nota fiscal é uma ótima idéia. Além de emitir e calcular impostos retidos federais, o sistema deve permitir a inserção de POs (Purchase Order) e a retenção de ISS.

5. Conte com uma ferramenta de gestão automática de contratos

Acompanhar os vencimentos de contrato e atualizar os valores para inflação, por exemplo, é essencial para não perder receita. Infelizmente, muitas empresas fazem esse acompanhamento via planilha, o que é trabalhoso e gera muitos erros humanos.

Quando o software de gestão de assinatura automatiza esse trabalho, você ganha eficiência, comodidade, e consistência de receita.

Leia também:

Gostou do conteúdo?

Assine a Newsletter e receba mais dicas de como otimizar seu SaaS!

Por | 2021-10-28T19:41:19-03:00 28 de outubro de 2021|

Deixar um Comentário