Saiba o que é Customer Churn (taxa de cancelamento de clientes) e por que é vital para o crescimento de sua empresa.
O que acha de ouvir o post, em vez de lê-lo? Escute com o player abaixo:
Você sabia que Churn é uma das principais métricas de performance para empresas de SaaS? Pois bem, neste post vamos dar uma visão completa sobre ela. O que é, importância, como calcular, tipos (customer churn, revenue churn e negative churn) e mais. Também vamos mostrar como podemos aplicar esse conhecimento na gestão da empresa para torná-la mais efetiva e lucrativa. Vamos lá?
Em empresas de SaaS, churn refere-se a perda. Mais especificamente, falamos de perda de clientes ou perda de receita.
O que você quer aprender?
- 1 O que é customer churn?
- 2 Por que calcular customer churn é importante?
- 3 Como calcular customer churn?
- 4 Qual é a fórmula simples de customer churn?
- 5 Qual é o problema com a fórmula simples de customer churn?
- 6 A fórmula de customer churn baseada da média de clientes
- 7 A fórmula de customer churn baseada em probabilidade
- 8 Qual é a melhor fórmula customer churn?
- 9 O que é revenue churn?
- 10 Por que revenue churn é importante?
- 11 Como calcular revenue churn?
- 12 O que é Negative Churn (Churn Negativo)?
- 13 Por que Churn Negativo é importante?
- 14 Como Obter Churn Negativo?
- 15 Conclusão
O que é customer churn?
Customer Churn (também conhecido como Logo Churn) é a taxa de perda de clientes em um determinado período. Por exemplo, se você inicia março com 1.000 clientes e perde 50, sua taxa seria 5% (50/1000). Entretanto, essa é a fórmula mais simples de cálculo (veremos outras adiante).
Por que calcular customer churn é importante?
É importante porque pode sinalizar uma problemas em seu negócio. Por exemplo:
- falta de product market fit (i.e., falta de adequação entre o seu produto e a demanda do mercado)
- problemas de onboarding de clientes
- perda de vantagem competitiva
- problemas em atendimento ao cliente
- problemas na qualidade do serviço prestado (ex. lentidão do software, violação do SLA, etc)
Além disso, a métrica também:
- orienta gastos de marketing. Afinal, é um componente de LTV (Customer Lifetime Value), que usamos para limitar CAC (Custo de Aquisição do Cliente).
- indica a atratividade financeira da empresa. De fato, em SaaS, as margens de lucro começam baixas e aumentam com a “idade” do cliente. Portanto, entender quão bem você retem clientes é fundamental para saber se está no rumo a lucratividade ou não.
Como calcular customer churn?
Existem diversas formas de se calcular. Elas vão de simples e comparáveis a complexas e conceitualmente “corretas”. Assim, cabe a cada empresa avaliar o que lhe convém.
No entanto, independente de qual fórmula utilizar, lembre-se de que seus clientes não são iguais. É importante segmentar sua base (ex. pequenos, médios e grandes) e fazer cálculos separados para cada uma delas.
Qual é a fórmula simples de customer churn?
A fórmula simples é #clientes perdidos no período dividido por #clientes no início do período.
Qual é o problema com a fórmula simples de customer churn?
O Steven H. Noble ilustra diferentes fórmulas no blog de engenharia do Spotify. Vamos nos basear no exemplo do post dele.
Por exemplo, suponhamos que você comece julho com 10.000 clientes e perca 5% deles no decorrer do mês. Seu time de vendas traz 5.000 novos clientes e 2,5% deles cancela a assinatura antes do mês terminar. Assim, você termina o mês com 14.375 clientes e sua taxa de churn é de 6,25%.
Em agosto, nada muda: 5% de churn da base existente, 5.000 novos clientes com 2.5% de churn no mesmo mês. Entretanto, sua taxa de churn caiu de 6,25 para 5,87%. Assim, você poderia achar que sua taxa de churn melhorou quando nada aconteceu.
Por outro lado, imagine se você tivesse adicionado 100 clientes em julho ao invés dos 5000:
Nesse cenário, seu churn em julho teria sido 5,03% e 6,30% em agosto. Isso indica uma piora quando na realidade nada aconteceu. Essas distorções ocorrem porque a fórmula básica é suscetível a variações no número de novos clientes, que poluem o seu resultado. Portanto, o ideal é a fórmula reflitir o que realmente ocorreu independente do crescimento ou do tamanho da base.
A fórmula de customer churn baseada da média de clientes
E se usássemos a média de clientes no período? Ou seja, nosso denominador seria = (saldo inicial de clientes + saldo final de clientes) / 2. Vejamos:
Em ambos os casos (100 ou 5.000 novos clientes em julho) a discrepancia em churn devido ao crescimento foi solucionado.
Agora, vamos calcular a taxa no trimestre:
No exemplo acima (5.000 novos clientes em julho), taxa de churn do trimestre é de 15.52%. Trata-se da soma de churn de clientes existentes e novos de todos os meses dividida pela média de clientes no período. Especificamente, a média de clientes é (saldo inicial de clientes de julho + saldo final de cliente de setembro) / 2. Essa taxa trimestral implica em uma taxa mensal de churn de 5,17%, o que não foge muito do 5,13% calculado mensalmente. Mas e se olharmos para o cenário de 100 novos clientes em julho?
Nesse caso, taxa de churn do trimestre é de 13,72%. Assim, temos uma taxa mensal de churn de 4,57%, bem diferente dos 5,13% calculado mensalmente. Isso ocorre porque essa fórmula assume que o churn está distribuído linearmente durante todos os meses. Sabemos que não é o que ocorre nesse último cenário (nem na vida real). Portanto, a fórmula de churn deve produzir resultados consistentes independentemente do tamanho do período sendo avaliado.
A fórmula de customer churn baseada em probabilidade
A fórmula da probabilidade enxerga a taxa de churn como uma probabilidade. Ou seja, quantos clientes cancelaram vs. quantas chances eles tiveram para cancelar. Por exemplo, se um cliente cancelou a assinatura no trigésimo dia, significa que ele teve 30 chances (dias) para cancelar. Desse total, não cancelou em 29 e cancelou em 1. Portanto, a probabilidade desse cliente cancelar em um determinado dia seria 1/30.
A idéia é agregar essa probabilidade de cancelamento de todos os clientes para estimar a taxa do período. Vamos ver o passo a passo:
Passo 1:
Somar todos os Dias-Cliente do mês. Um Dia-Cliente é um dia em que um cliente tinha uma assinatura ativa (i.e., uma chance de cancelamento). Se iniciamos julho com 10.000 clientes e o ganho líquido foi 475 clientes, podemos estimar o total de Dias-Cliente:
- Total de Dias-Cliente = 10.000 x 31 (dias em julho) + 475 x 31 x 0,5 = 317.363.
A fórmula acima assume que os clientes iniciais permanecerem durante todo o mês e que o ganho líquido de clientes ocorreu linearmente. Por isso, pode-se dizer que ocorreu de uma vez no meio do mês. Trata-se de estimativa, pois o correto seria verificar quantos clientes ativos tivemos em cada dia de julho e somar todos.
Passo 2:
Calcular o churn por Dia-Cliente. Se no mês tivemos 525 cancelamentos, o churn por Dia-Cliente seria (525 / 317.363) = 0,17%;
Passo 3:
Calcular a taxa do mês. Basta multiplicar o churn por Dia-Cliente pelo número de dias no mês. No caso de julho, seria 0,17% x 31 = 5,13%.
Note que, com esse método, as taxas mensais permanecem consistentes. Não importa se variamos o crescimento ao longo dos meses ou se calculamos a taxa em intervalos diferentes.
Qual é a melhor fórmula customer churn?
Diríamos que depende do contexto de sua empresa e do propósito. Se o objetivo for benchmark sua performance, é preciso que seu cálculo seja consistente com o cálculo dos pontos de comparação. A maioria das empresas não usa rocket Science para estimar suas taxas.
Por outro lado, se seu objetivo é guiar os investimentos da sua empresa, quanto mais preciso forem os seus cálculos, melhor.
O que é revenue churn?
Revenue Churn (churn de receita) refere-se a receita perdida devido a cancelamentos e downgrades de clientes. Normalmente, é expressa em valores nominais de MRR (Monthly Recurring Revenue) ou ARR (Annual Recurring Revenue).
É uma métrica importante pois integra o cálculo de crescimento líquido de receita. Além disso, em cohort, ilustra a capacidade da empresa de aumentar a receita através de upsells, cross-sells e precificação variável.
Enquanto Customer Churn mede #clientes perdidos, Revenue Churn mede a receita recorrente perdida pela saída ou downgrade de clientes.
Para ilustrar, vamos supor que nossa empresa tem apenas 2 clientes:
O Churn de Receita geralmente é reportado em valores nominais (ex. MRR) e pode ser segmentado de acordo com o motivo do churn. Por exemplo:
- Insatisfação com o serviço ou produto;
- Downgrades;
- Perda de cliente para concorrência;
- Falência de cliente;
- Perda do campeão / patrocinador interno.
Por que revenue churn é importante?
Churn de receita é importante para se compreender o potencial de crescimento da empresa através de up/cross-sells. (Leia também: O Teto de Crescimento de Empresas de SaaS). A ideia é compensar a perda de clientes com receitas adicionais dos clientes que permanecem. Como a perda de clientes é inevitável, todo cohort de clientes depende de up/cross-sells para ser lucrativo a longo prazo.
O controle de churn é fundamental para se ter sucesso no Modelo de Negócio de SaaS.
Como calcular revenue churn?
No caso de cancelamentos ou não renovação, o revenue churn é receita perdida. Mais especificamente, MRR, ARR ou outra métrica com base na última receita auferida do cliente em questão. Por outro lado, no caso de downgrades, é diferença entre a receita pré-downgrade e a receita pós-downgrade. Aqui também podemos usar MRR, ARR ou outra métrica.
O que é Negative Churn (Churn Negativo)?
O Churn Negativo ocorre quando a receita de up/cross-sells é maior do que o revenue churn do período. Para tal, é preciso ter uma carteira ampla de produtos para up/cross-sell e/ou usar precificação baseada em uso. Além disso, é importante manter a taxa de cancelamento o mais baixa possível para que compensá-la não seja impossível. Nos EUA, empresas de SaaS B2B servindo clientes médios podem considerar uma taxa anual em torno de 7% OK.
Leia também Negative Churn: O Que É, Importancia, Como Promover
Por que Churn Negativo é importante?
Como mencionamos acima, a perda de clientes é inevitável. Por melhor que seja a experiência, sempre haverá cancelmentos por dificuldade financeira, troca na gestão ou outros motivos fora de controle.
Portanto, ser capaz de compensar essa perda com receita adicional dos clientes que ficam é fundamental para a empresa de SaaS. Sem Churn Negativo, as receitas os cohorts estarão sempre em queda. Consequentemente, a companhia precisará adquirir novos clientes apenas para repor a receita perdida.
Como Obter Churn Negativo?
Up/cross-sells e precificação variável são as alavancas para obter churn negativo. O Upsell ocorre quando um cliente muda seu plano para outro mais caro. O Cross-sell é a venda de um produto adicional a um cliente existente. Finalmente a Precificação Basead em Uso faz com seus clientes paguem de acordo com o uso do software. Ao longo do tempo, a tendência é que seus clientes cresçam e passem a consumir mais aumentando a receita.
Conclusão
Agora que você já conhece um pouco mais sobre churn e já viu um exemplos de como aplicar esse conhecimento. Convidamos você a exercitar esse novo aprendizado. Veja a fórmula de churn que faz mais sentido para você. Também comece a planejar seu plano de up/cross-sell para que seus cohorts sigam lucrativos.
Para saber mais sobre Churn, leia também:
Para conhecer outras métricas fundamentais para empresas de SaaS, leia o post: Como otimizar Business Intelligence em empresas de SaaS.
Fique à vontade para comentar ou colocar suas dúvidas sobre esse tema nos comentários abaixo. Adoraríamos ouvir você.
Gostou do conteúdo?
Assine a Newsletter e receba mais dicas de como otimizar seu SaaS!
Deixar um Comentário