(11) 3280-7792 | contato@agilems.com

Tempo de recuperação de CAC: O Que É, Importância e Como Calcular

//Tempo de recuperação de CAC: O Que É, Importância e Como Calcular

Por Fernando Okumura

22 de março de 2019
4 min. de leitura

“O tempo de recuperação de CAC determina quanto dinheiro a companhia precisa para crescer” (Tom Tunguz, Sócio Redpoint Ventures).

O que acha de ouvir o post, em vez de lê-lo? Escute com o player abaixo:

O Tempo de Recuperação de CAC determina o quão rápido uma empresa de SaaS pode crescer e/ou quanto dinheiro você precisa. O propósito desse post é te familiarizar com essa métrica e mostrar como calculá-la. Para tal, vamos relembrar rapidamente o que é o Tempo de Recuperação de CAC, por que ele importa, como calculá-lo e qual é o seu valor ideal. Vamos lá?

O que é Tempo de Recuperação de CAC?

É o número de meses que sua empresa leva para recuperar (em termos de caixa) o valor investido na aquisição de um novo cliente. Entre outras coisas ele mostra quanto tempo um cliente médio leva para gerar lucro para empresa. Em inglês o termo é CAC Payback Period ou Months To Recover CAC ou Time To Recover CAC.

Por que o Tempo de Recuperação de CAC é importante?

Porque indica quanto dinheiro sua empresa precisa para crescer dado seu Plano de Negócios. No outro lado da moeda, ele também mostra quão rápido sua empresa pode crescer dado o orçamento de Vendas & Marketing atual. Ou seja, essa métrica te ajuda entender se/quando sua empresa precisa levantar capital e se você deve pisar ou tirar o pé do acelerador.

Se seus clientes levam 1 ano para dar lucro, isso significa que você terá que esperar 1 ano para poder reinvestir esse capital na empresa. Ou seja, sua necessidade de “capital de giro” será grande. Por outro lado, se você recupera o CAC imediatamente (ex. cobra 1 ano antecipadamente ou tem margem no Setup), pode reinvestir o capital na aquisição de novos clientes sem precisar de fundos externos.

Como Calcular o Tempo de Recuperação de CAC?

A fórmula é:

Tempo de Recuperação de CAC = CAC / Margem Bruta , onde

  • CAC = Despesa de Vendas & Marketing / # de Novos Clientes (Assumindo que todos os gastos de V&M são destinados a adquirir novos clientes. Se você inclui em V&M gastos relacionados a renovação ou upsell, por exemplo, é preciso separá-los).
  • Margem Bruta = Receita Bruta – Impostos Sobre Faturamento – Custo de Material Vendido (CMV)
    • Impostos Sobre Faturamento (p. ex., ISS e PIS/COFINS)
    • CMV = taxas de meio de pagamento, hospedagem, sucesso do cliente, SaaS de terceiros, suporte técnico e outros custos relacionados a manter o software rodando e os clientes ativos.  

Note que todos os componentes das fórmulas acima devem refletir o mesmo período. Calcule-as mês a mês e use a média dos últimos 3, 6, 9 ou 12 meses. Se os valores estão mudando rapidamente (ex. você está crescendo rápido), use 3 meses. Se a empresa for mais madura, use 12. O importante é refletir a “realidade” da sua companhia.  

Quais são as premissas da fórmula de Tempo de Recuperação de CAC?

A fórmula não leva em consideração churn nem o valor do dinheiro no tempo (time value of money), mas é o que a maioria das empresas usa. Basta ter em mente que o valor “real” é maior.

Se quiser fazer uma análise mais “acadêmica”:

Para levar em conta o churn, você pode fazer o cálculo por cohort. Ou seja, pegue os clientes que você conquistou em cada mês, veja quanto gastou de Vendas & Marketing para trazê-los, acompanhe a margem bruta desse grupo de clientes (cohort) ao longo do tempo, e calcule quanto tempo leva para recuperar o CAC.

Para levar em conta o valor do dinheiro no tempo, você pode multiplicar a margem bruta do mês 2 em diante pelo fator de desconto respectivo = 1 / (1+WACC)^n.

Qual é o Tempo de Recuperação de CAC ideal?

Nos EUA, 12 meses é tido como a média aceitável. Esse valor é calculado com base no custo de capital (para os investidores de capital de risco) dos EUA. Como no Brasil o custo de capital é maior, o tempo de recuperação deve ser menor. Na pesquisa Brazil SaaS Landscape 2017, 60% das empresas participantes recuperavam seu CAC em menos de 6 meses. Assim, usaríamos 6 meses como referência.

Conclusão

Agora você já conhece um pouco mais sobre Tempo de Recuperação de CAC. Também viu porque essa métrica é importante, como calculá-la e quais são suas premissas. Assim, convido você a exercitar esse novo aprendizado. Pergunte ao seu CFO qual é o Tempo de Recuperação de CAC em sua empresa e avalie suas necessidades de capital e sua velocidade. O que achou desse post? Deixe seu comentário abaixo. Adoraríamos falar com você.

Para saber mais sobre como otimizar sua Contabilidade, leia Como Otimizar Contabilidade Em Empresas De SaaS.

Gostou do conteúdo?

Assine a Newsletter e receba mais dicas de como otimizar seu SaaS!

Por | 2019-10-09T13:45:03-03:00 22 de março de 2019|

Deixar um Comentário